Percorrendo os Andes em Bicicleta - Diário de bordo do site www.qhapaqnan.net - Textos e fotos: Manuel Terra - (amplie as fotos clicando)

Atocha - Mina Tolamayu, 46km

15 de Agosto. Saí às 9:15h depois de tomar um café da manhã típico no mercado com "buñuelos" e café. Aproveitei também para comprar alguma fruta e pão para o caminho. A saída da cidade também é feita pelo leito do rio que de manhã estava congelado e minha bicicleta fazia de quebra gelo através do leito. Entusiasmado pela distância percorrida no dia anterior, tinha intenção de fazer o mesmo e chegar em Tupiza nesse dia, coisa que não se realizou, pois uma vez mais dependia do terreno para avançar. Uma região muito montanhosa aparecia a minha frente ao invés de descidas. Uma sucessão de subidas e pequenas descidas que me levariam dos 3700m aos 4200m. De fato há um grande declive até Tupiza, mas não o veria até o dia seguinte. Na paisagem de Atocha esta o "cerro" Chorloque, um belo vulcão. Esta visão me acompanhou durante grande parte do trajeto por esta cadeia montanhosa nas alturas. A não ser a Villa Solano, aos 15km, e uma pastora com seu rebanho mais à frente, não encontrei nenhuma alma. Muito cansado pela altitude e as intermináveis ladeiras, me dei conta de que não chegaria até Tupiza neste dia e me coloquei atento em busca de algum bom lugar para acampar, coisa que não me pareceu fácil ali, pois ventava muito e não parecia haver refúgio. Depois de furar um pneu e fazer o devido reparo, pedalei ate encontrar uma pequena comunidade mineira aos 4115m. Ali me receberam em um pequeno quarto empoeirado. Após varrer um pouco a área com uma vassoura emprestada por uma menininha, estendi meu isolante e meu saco de dormir. Nesta comunidade jantei no "rancho" com os mineiros, fui dormir cedo e com frio.


Nenhum comentário: