Percorrendo os Andes em Bicicleta - Diário de bordo do site www.qhapaqnan.net - Textos e fotos: Manuel Terra - (amplie as fotos clicando)

La Quiaca - Humahuaca, 161km

Dia 20 de Agosto. Saí do meu hotel na rua Belgrano às 10:15h, decidido a pedalar até Abra Pampa. Antes de sair troquei o pneu traseiro da bicicleta colocando o de reserva, mais fino para rodar melhor no asfalto. Na operação perdi a segunda câmera, reserva da viagem, pois o bico simplesmente soltou da borracha. Agora só me resta uma. Pedalei forte, favorecido pela planície da Puna e o bom estado da estrada. Cheguei cedo(às 13h, com velocidade média de 29,7 km/h) em Abra Pampa (3350m) - a Sibéria Argentina - nome com o qual foi fundada. Parei para almoçar ali mesmo e já tinha decidido esticar a jornada até Humahuaca. Às 14h voltei para estrada bem focado e calculando a média mínima para chegar com luz. No km 100 (3610m), já tinha atravessado toda a Puna da província de Jujuy e começava a Quebrada de Humahuaca (patrimônio natural da humanidade) que revelou suas montanhas espetaculares. Logo depois encontrei o Marco, cicloturista alemão. Conversamos uns 20 minutos trocando informações e confraternizando. Nos despedimos e cada um seguiu no sentido contrário. Com a Quebrada começou também a descida que me levaria até os 2850m do meu destino do dia. Cheguei na simpática Humahuaca às 19 horas, com uma média de 26,10 km/h. Foram 6horas e 8 minutos sentado na bicicleta. Hoje passei pelos pueblos de: Pumahuasi(km 23), La Intermedia (km 38), Puesto del Marques(km 52), Abra Pampa (km 73), Tres cruces(km 103), Azul Pampa (km 122). Todos bastante pequenos.

Um comentário:

vidaeaventura disse...

Grande Manuel!
Tenho acompanhado sua viagem pelos Andes, muito legal, estou aprendendo algumas coisas com seu blog.
Pretendo ser um cicloturista tão bom quanto você. Minha primeira aventura foi uma ida a Porto Alegre, onde atravessei o estado de Santa Catarina completando 920km em 7dias. Pretendo ir até o Uruguai na próxima, depois para o Chile e quem sabe uma volta ao mundo daqui alguns anos...
Abraço!