Percorrendo os Andes em Bicicleta - Diário de bordo do site www.qhapaqnan.net - Textos e fotos: Manuel Terra - (amplie as fotos clicando)

Tupiza, descanso

17 de Agosto. Segui a vida calmamente e feliz no cálido clima de Tupiza. É uma cidade muito agradável onde encontrei conforto e boa comida oferecida por um povo também mais cálido. Fiquei no "hospedaje My Home" na rua Avaroa. Lavei minha roupa empoeirada e desfrutei eternamente de chuveiradas quentes. O meu dia coincidiu com as festividades da bandeira boliviana e assisti ao desfile em praça pública, me entrosando na festa popular, comendo "tamales" e "charquecan", tomando refrescos típicos feitos de linhaça, soja ou pêssego. Logo cedo conheci um australiano no mercado, um dos poucos gringos. Tomamos um café expresso, indicado por ele, e marcamos para jantar mais tarde, acompanhado por sua esposa. Durante o dia levei a minha bicicleta para uma lavagem num mecânico de bicicleta dos vários da rua Santa Cruz. Eu mesmo fiz alguns ajustes nos freios, lubrifiquei a corrente e fiz outros ajustes referentes aos alforges. No mercado comprei frutas, pão e alguma coisa mais para a estrada do dia seguinte. A praça é muito simpática, arborizada e tem varias sorveterias e gente jovem. Internet não é um problema e a juventude lota os cybers. Tive problemas atualizando este blog pela velocidade da conexão, mas finamente consegui e fui para o hotel, já tarde, para me preparar para o dia seguinte. Próximo destino: Villazon - a tijuana bolivina.

Um comentário:

Anônimo disse...

Manolo,
Sua viagem foi rica em apontamentos sobre o modo de vida do pueblo .Pesquisa etnográfica primorosamente ilustrada , que aguça a curiosidade para a cultura inca. Parabéns, você surpreende.