Percorrendo os Andes em Bicicleta - Diário de bordo do site www.qhapaqnan.net - Textos e fotos: Manuel Terra - (amplie as fotos clicando)

Uyuni, descanso.

Dias 12 e 13 de agosto. Inicialmente não tinha previsto parar em Uyuni, mas uma série de fatores me fez reavaliar o meu itinerário. Primeiro precisava abastecer provisões, lavar roupa, usar telefone e internet, coisa que não tinha sido possível em outras paradas. Em Uyuni encontrei um hotelzinho (Avenida) com boas instalações e água quente, coisa que precisava há dias. Isso foi bem recompensador e seria a base de um descanso que me permitiria continuar com força. E segundo que até a última hora não sabia como seria a incursão a Sud Lipez e se seria mesmo possível. Depois de muito pensar e considerar mudei o meu itinerário, principalmente por dois motivos: a possibilidade de neve nesta época do ano e o fato de não contar com a bicicleta apropriada para enfrentar o terreno que é extremamente duro. Para isso precisaria de uma bicicleta de montanha com pneus grossos para atravessar essa região. Os cicloturistas franceses tinham passado por lá e me desaconselharam, pois com minha bicicleta teria muitos problemas. Eles mesmos, bem equipados, tinham sido socorridos por 4x4s em grande parte do caminho. Isso não foi difícil de entender, pois tinha passado por trechos árduos em etapas anteriores. Decidi, portanto, tomar outro caminho, via Tupiza. Uyuni é bem turística e conta com vários restaurantes para gringos, locais com internet, lojas de comestíveis, de artesanatos e hotéis com instalações modernas. Têm muitos turistas que vão especialmente fazer os tours do Salar e das Lagunas. Uyuni é famosa por ser extremamente fria.

Nenhum comentário: