Percorrendo os Andes em Bicicleta - Diário de bordo do site www.qhapaqnan.net - Textos e fotos: Manuel Terra - (amplie as fotos clicando)

Primeiro dia de Pedal, Sajama-Macaya, 63km

Em 06 de agosto parti às 9:30h da manhã e pedalei 13 km por caminhos de terra até a estrada La Paz / Arica (estrada de asfalto). Segui mais 9 km até Tambo Quemado que constitui a fronteira com o Chile - o vento nesse trecho era absurdo e avancei muito devagar. Em Tambo aproveitei para tomar uma sopa quente e averiguar sobre o caminho de terra até Macaya, meu destino do dia. Fui me distanciando do Sajama, que ainda estava presente na paisagem. Logo no início do caminho que sai de Tambo Quemado rumo ao sul, furei o pneu da frente por causa do impacto das pedras, em um declive. Fiz o reparo no meio do forte vento, já percebendo que não tinha pneus grossos o suficiente para o terreno que viria a frente. Passei pelas vilas de Chachacomani aos 35km e de Mogachi aos 48km. Aqui o caminho é mais uma trilha que por horas é invadida pelo rio. Cheguei finalmente em Macaya no dia 06 à tarde, quando se comemora o dia Nacional da Bolívia e todos (média de uns 50 habitantes) estavam bastante embriagados. Talvez por isso foram exageradamente solícitos e me conseguiram um quartinho na casa de um casal de vizinhos, uma espécie de quarto de ferramentas com um colchão velho de palha onde estendi meu saco de dormir. Depois de instalado fui até a praça, virando a esquina da minúscula vila em busca de alimento quente. No meio da festa o Tenente Coronel do Posto Militar de Andinismo, que conta com 20 soldados, já me ofereceu jantar no quartel e ordenou a 2 soldados que me preparassem algo de comer. Faço um destaque sobre a precariedade do vilarejo que não conta nem com água encanada e nem com luz elétrica. Iluminado pela lanterna de um soldado jantei no frígido refeitório, usando louça de alumínio. Fiquei um pouco decepcionado pois não era o jantar gostoso que procurava. Conversei com os soldados que ali fazem parte do serviço militar. O Tenente ainda tinha ordenado que dois soldados ficassem de sentinelas na porta do meu alojamento "para minha segurança", o que achei bastante exagerado. Dispensei os soldados, pois estava certo de que o Tenente deu a ordem como mostra de hospitalidade somada a alta ingestão de álcool e patriotismo em festa.

Nenhum comentário: