Percorrendo os Andes em Bicicleta - Diário de bordo do site www.qhapaqnan.net - Textos e fotos: Manuel Terra - (amplie as fotos clicando)

Salar de Uyuni - Uyuni, 96km

Dia 11 de Agosto. Saí as 8:30h depois de rapidamente desmontar o acampamento e tomar café da manhã com ovo duro congelado e tomates petrificados. Ainda fazia muito frio apesar de ter amanhecido um belo dia andino. Segui o cursor do meu gps para sair do salar. Têm momentos de monotonia quando se atravessa uma superfície assim que parecia o mar de tão imenso. Para quebrar a monotonia, inventei uma brincadeirinha: fechava os olhos e pedalava as cegas, contando para ver quanto tempo poderia agüentar. Creio que deve ser o único lugar do mundo onde se pode fazer isto. Era só manter o equilíbrio, pois não existia risco algum. Obviamente, todas as vezes que abria os olhos percebia que meu rumo tinha mudado. Cheguei a ficar um minuto pedalando a cegas. Inesquecível! A partir do meio dia a minha perna esquerda estava sendo queimada intensamente pelo sol. Parei várias vezes para colocar protetor mas o sol e o reflexo do sal eram brutais e sentia como se tivesse uma chama nesse lado. O Tunupa foi ficando mais longe e eu continuei a seguir o meu gps. Sai do Salar com mais 72km pedalados pela vila de Colchani, que subsiste da extração de sal. Peguei a estrada de terra que leva a Uyuni e no caminho encontrei 3 cicloturistas franceses. Conversamos e trocamos idéias. Eles tinham atravessado por Tahua e acampado na ilha. Seguimos a estrada de terra num ritmo mais relaxado ate completar os 96km por volta das 4h da tarde e chegar à cidade de Uyuni.

Um comentário:

CIRANDAR Espetáculo Infantil disse...

você podia falar mais sobre isso, mas creio que num deserto de sal, não se tenha muita coisa para relatar! estou indo para esse lugar, que deve ser de doer os olhos!