Percorrendo os Andes em Bicicleta - Diário de bordo do site www.qhapaqnan.net - Textos e fotos: Manuel Terra - (amplie as fotos clicando)

Uyuni - Atocha, 103km.

Dia 14 de Agosto. A partida de Uyuni foi tranqüila, às 10:15h, pois tinha previsto acampar no caminho e poderia escolher meu destino aleatoriamente, de acordo a luz do dia e parando ao entardecer. Meu pedalar fluiu bem e o ritmo facilitou um progresso constante. A estrada aqui não é uma maravilha, pois continua com "calaminas" (costelas) e areia em trechos curtos, mas é uma estrada de terra e não caminhos rurais como tinha enfrentado anteriormente. Encontrei dificuldade nos areais de mais ou menos 2km, onde tive de empurrar a bicicleta e onde me vi, de repente, dentro de um verdadeiro deserto (novamente) com dunas e vento. No km 33 encontrei um "pueblo" mais ou menos vazio, chamado Coroma. Logo depois do primeiro areal. No km 57 passei por Rio Salado, com o seu correspondente rio que também estava mais ou menos vazio. Aos 65km encontrei uma descida, a primeira que iria caracterizar a tendência ao declive contrastando a fluidez de rodagem com o segundo areal no km 74, logo antes do pueblo de Cerdas aos 78km. Desci mais e com grande estilo no km 85 por uma série de "canyons" que me hipnotizaram ao entardecer solitário. Estava encantado com o visual neste espetáculo íntimo de puro encontro. Embora estivesse já entardecendo, sabia que chegaria esse dia em Atocha. Já tinha sido alertado que em Atocha se chega pelo leito do rio. Assim pouco antes liguei minha lanterna e fui pilotando com cautela até chegar de noite e cansado às 19:30h. Minha entrada na cidade não foi muito gloriosa. Nas proximidades o esgoto desemboca no rio e as escuras enfiei o pé na água imunda o que depois de 7:30h sentado em cima da bicicleta me derrubou moralmente. Encontrei uma cama por R$3,00 (10BS) numa hospedagem e não pude tomar banho direito, apenas enxaguar um pouco meus pés antes de dormir. Atocha é uma cidade simples e realmente não tem nada que a destaque a não ser a sua estação de trem, um mercadinho simples e uma avioneta Cessna num pedestal em praça publica. No gringos here.



Nenhum comentário: