Percorrendo os Andes em Bicicleta - Diário de bordo do site www.qhapaqnan.net - Textos e fotos: Manuel Terra - (amplie as fotos clicando)

Sajama - Salta 1350km. Agosto de 2007 (Andes2)

Após o primeiro contato com a cordilheira, em 2005 surgiu o projeto de percorrê-la de Norte a Sul. Decidi fazê-lo sozinho e o fato de não contar com um companheiro me fez redobrar a atenção nos detalhes para garantir o bom término da viagem. Foram 17 etapas onde encontrei frio, gelo, vento, cascalho e muita areia. No caminho parei para descansar em algumas cidades para recuperar forças e conseguir suprimentos.
Meses antes e após o estudo detalhado, utilizando mapas, internet e outros recursos, elaborei uma rota de acordo com o tempo de que dispunha, terreno que encontraria e pontos de interesse. Esta equação nunca é ideal, pois viajar de bicicleta exige considerar cada "desvio".
A rota final foi modificada em andamento pois tinha previsto atravessar a Reaserva Eduardo
Avaroa mas devido as limitações da minha bicicleta, uma touring, decidi desviar da minha rota original e pegar a estrada rumo a Villazon e voltar com uma BTT (MTB) em outra ocasião. Desta forma conheci a não menos interessante região de Tupiza e a Quebrada de Humahuaca.
A expedição foi um sucesso e o unico contratempo foram 2 furos no pneu, bastante normal numa viagem em bicicleta.
Visite também o site: www.qhapaqnan.net

12 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Manuel Terra!

Parabéns pela belíssima aventura e riqueza de detalhes dos relatos.

Abs,

Elias
PikíDaTrilha - Brasília/DF
www.pikidatrilha.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá, Manuel Terra!

Já está no blog do PikíDaTrilha, na categoria BicicloExpedições, o link para a sua expedição.

Abs,

Elias
PikíDaTrilha - Brasília/DF
www.pikidatrilha.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá Manuel Terra, tudo bem?
Que viagem ein? Estamos "babando"...
Eu e minha esposa estaremos saindo de viagem amanhã, 26/dez/2007, com destino a Argentina, Chile, Peru e Bolívia. Vamos de carro e estou com dúvida com relação ao trajeto Uyuni - Atocha - Tupiza - Villazon. Será que conseguimos passar com meu automóvel Scenic? Pelo que percebemos no seu diário de bordo e fotos, o maior problema é o primeiro trecho (Uyuni - Atocha) por causa da areia.
Aguardamos seus comentários. Feliz Natal!
João e Leila
joaowerlang@hotmail.com

gorkaskunki disse...

Hola Manuel saludos cicloturistas, me gusto tu viaje, las fotos del salar espectaculares.
me llamo gorka y tambien tengo un blog: www.gorkai.blogspot.com

Adilson M. Brito (lobomidia) disse...

Ola Manuel, espetáculo de expedição! parabéns. Fiz uma viagem solo de Bike pelo Uruguai, em breve pretendo conhecer a Patagônia. Seu blog foi mais um estímulo pra mim! valeu.
Adilson
www.lobomidia.blogspot.com

elmundoenbici disse...

Hello Manuel ! We noticed your blog and just wanted to wish you a great ride. We are riding the Americas ourselves at the moment, we are in Guatemala City now (coming down from Alaska, see http://WorldOnabIke.com

and http://elmundoenbici.com As you might now, I installed the community software on http://biketravellers.com (check it out :). I run several blogs, mostly for ourselves but also for other cyclists (everybody can open a free bikeblog).

One of the blogs is called ontheroad (http://ontheroad.biketravellers.com ) , where I am syndicating biketravel blogs that are hosted elsewhere. I have added yours as well as some others and will add more, but only if the authors approve of course.



I have already added you as it is the easiest way for me to read the updates of other travellers myself :, but want to confirm Is it ok if we syndicate your blog ? It will link back to the original blog, so you will get more visitors and exposure, which will never hurt. Of course you can also open up a blog/account yourself (and have your content posted in that blog automatically as well or write new stuff) and join the community!



Looking forward to hearing from you

Cheers and enjoy the ride,



Harry & Ivana

http://WorldOnaBike.com

http://elmundoenbici.com

http://BikeTravellers.com

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

Anônimo disse...

Yes indeed, in some moments I can reveal that I approve of with you, but you may be considering other options.
to the article there is stationary a definitely as you did in the fall issue of this demand www.google.com/ie?as_q=usb.disk.security 5.0.0.66 ?
I noticed the axiom you procure not used. Or you partake of the dark methods of promotion of the resource. I have a week and do necheg

Evanio disse...

Oi Manuel Terra,

De início eu o parabenizo pelo profissionalismo que você transmite nas suas viagens.

Eu sou motociclista de estrada com algumas viagens de Brasíliapara Ushuaia e Deserto de Atacama.

O meu próximo projeto contempla a região que você relatou.

Preciso da sua ajuda me informando os cuidados que devo ter nesse trajeto e, se possível,êtentar avaliar se uma motocicleta (VSTROM 650) conseguirá passar por onde passastes.

Grato

Evanio Machado

Anônimo disse...

Hallo im Sex-Community.


Dieser Sex-Community gibt ihnen die Möglichkeit paar sucht paar und vieles mehr,unter anderem erotische Rollenspiele
Hier in unsrem Sex-Community findest du paar sucht paar Heiße Live Chats
Suchst du Sexgeschichten , dann bist du hier genau richtig.Ok los geht es,auf was wartest du?
sexuelle Vorlieben kontakte partnersuche ,anmelden .
Suchst du jemand aus Zürich, oder Tessin, oder aus Essen , oder aus Bern, in Chêne-Bougeries? Sicher kein Problem.!

Léo disse...

Olá, Manuel!

Estou com planos de fazer uma viagem de bike com mais dois colegas e queria saber se eu conseguiria umas dicas com vc.

Abraços!
Léo

leo_schu@terra.com.br

Anônimo disse...

Estou extremamente satisfeito com o serviço de empréstimo do Sr. Lee e suas sugestões me ajudaram a conseguir um ótimo negócio de empréstimo imobiliário. Teria o maior prazer em recomendar seus serviços aos meus amigos aqui em busca de um empréstimo".
Não vá a outro lugar se você estiver procurando por um empréstimo. O Sr. Lee é o melhor. Eu recomendo altamente seus serviços. O melhor que já tive o prazer de trabalhar com seu empréstimo de baixa taxa. "Este é o Sr. Lee Contact apenas se alguém aqui estiver procurando por um empréstimo: +1-989-394-3740. & Email: 247officedept@gmail.com.