Percorrendo os Andes em Bicicleta - Diário de bordo do site www.qhapaqnan.net - Textos e fotos: Manuel Terra - (amplie as fotos clicando)

Chegada em La Paz

Dia 1º de agosto de 2007. Depois de um périplo aéreo pela América do Sul, pousei ontem em La Paz, a 3800 metros de altitude. Ainda sinto o "soroche" (mal de atitude), como chamam por aqui. Nada grave, entretanto, somente um pouco de cansaço e a respiração acelerada quando caminho um pouquinho mais rápido pelas ladeiras de La Paz. Por sorte, desta vez não senti dor de cabeça ou arritmia respiratória noturna. Ficarei aqui no processo de aclimatação até o dia 04 de agosto, quando tomarei um ônibus até Sajama. A partir daí, desta vila encostada no mais alto vulcão da Bolívia (6500m), partirei rumo ao Sul com destino a Salta na Argentina, 1300km depois. Além de aproveitar para revisar o meu equipamento e aclimatar, farei compras amanhã de comida para a viagem (carne enlatada, miojo, chocolate, sardinhas, café solúvel, maçãs, biscoitos etc.) Como tenho previsão de acampar algumas vezes e não encontrarei lugares para abastecer - a não ser água e coisas mais básicas em alguma vila - preciso de autonomia para trechos sem povoados. Meu equipamento ronda os 17 quilos, porém com água e comida deverei carregar uns 27. A partir de Sajama não tenho idéia de quando terei novamente água quente, acesso à internet ou qualquer conforto. Já estou me preparando psicologicamente para entrar em contato o espírito da sobrevivência. Até o próximo contato. Saudações desde o Altiplano.

Nenhum comentário: