Percorrendo os Andes em Bicicleta - Diário de bordo do site www.qhapaqnan.net - Textos e fotos: Manuel Terra - (amplie as fotos clicando)

Chegada em Sajama dias 04 e 05 de agosto

Depois de 03 noites em La Paz, fui de ônibus para Sajama na fronteira com o Chile. Sajama é uma vila visitada por alpinistas do mundo inteiro, pois fica aos pés do maior vulcão da Bolívia: o Sajama (6500m). A vila fica a uns 4000m de altitude onde faz muito frio. Fiquei hospedado na casa de uma senhora sem luz, banheiro ou água encanada. No dia seguinte a minha chegada descobri que peças fundamentais do meu equipamento tinham sumido: o ciclocomputador (do qual poderia prescindir) e ferramentas para bicicleta sem as quais não faria uma viagem como esta. Tive muita sorte no final, pois chamei o garotinho, filho da dona da casa para conversar e misteriosamente estes itens apareceram novamente. Um detalhe destes poderia ter arruinado minha viagem ou me forçado a voltar a La Paz em busca de substitutos. Cheguei no dia 04 bastante doente, pois na noite anterior em La Paz havia jantado pesado e a altitude compromete a digestão, tornando-a mais lenta e trabalhosa. Tentei dormir quase o dia todo buscando recuperação. No dia seguinte fiz um pequeno pedal até as águas termais de Sajama, uma piscina de água quente natural (um laguinho), aquecida pelas profundezas dessa terra vulcânica e com a vista do famoso Sajama ao fundo. As pessoas locais, banhistas, sempre simpáticas e curiosas pela minha viagem singular.

Nenhum comentário: