Percorrendo os Andes em Bicicleta - Diário de bordo do site www.qhapaqnan.net - Textos e fotos: Manuel Terra - (amplie as fotos clicando)

Sabaya - Salar de Coipasa, 64km

Em 08 de agosto parti de Sabaya às 9:00h e pedalei 25km até a vila de Vitalina, perto do Salar de Coipasa. Ali também estava vazio, pois todos estavam em Sabaya. Perguntei a uma das poucas pessoas que vi onde encontraria água e fui indicado a uma escolinha, onde estacionei a bicicleta e logo fui de encontro ao poço. Enquanto retirava água, apareceu a professora da escola para me ajudar. Enchi bem todos os meus reservatórios: 7,5l e segui meu caminho até o km 42 onde encontrei o Salar. Sempre por terreno arenoso, meio desorientado, cheguei num arraial chamado "Acampamento". Ali pesquisei que caminho deveria seguir. A situação era preocupante pois o GPS não funcionava bem, parecia não indicar o sul. Já tinham me avisado que poderia haver alguma interferência e que o Salar tinha magnetismo. Fui indicado para apontar meu rumo a uma certa montanha em direção a Llica, cidade onde queria chegar. Entrei no Salar de Coipasa já meio tarde. As beiradas têm a capa de sal mais fina e por baixo a terra é úmida, de forma que os pneus da bicicleta se afundavam uns 3 cm. O progresso do pedal foi lento, mas uma vez avançado, a crosta de sal tornou-se mais dura e o pedal fluiu. Consegui desenvolver uma média de uns 20 km por hora. A boa noticia é que mais para o centro o GPS voltou a funcionar melhor. Avancei 20 km para dentro do salar e parei às 17 horas. Estava rodeado de um mar de sal. Montei a barraca sem problemas e me sentei pra jantar. De noite ventou muito e acordei várias vezes vendo a barraca tremer, mas ao final ela agüentou bem.

Um comentário:

Anônimo disse...

viagem! nunca tinha visto alguem dormir no meio do salar!!