Percorrendo os Andes em Bicicleta - Diário de bordo do site www.qhapaqnan.net - Textos e fotos: Manuel Terra -
(amplie as fotos clicando)
Tupiza, descanso
17 de Agosto. Segui a vida calmamente e feliz no cálido clima de Tupiza. É uma cidade muito agradável onde encontrei conforto e boa comida oferecida por um povo também mais cálido. Fiquei no "hospedaje My Home" na rua Avaroa. Lavei minha roupa empoeirada e desfrutei eternamente de chuveiradas quentes. O meu dia coincidiu com as festividades da bandeira boliviana e assisti ao desfile em praça pública, me entrosando na festa popular, comendo "tamales" e "charquecan", tomando refrescos típicos feitos de linhaça, soja ou pêssego. Logo cedo conheci um australiano no mercado, um dos poucos gringos. Tomamos um café expresso, indicado por ele, e marcamos para jantar mais tarde, acompanhado por sua esposa. Durante o dia levei a minha bicicleta para uma lavagem num mecânico de bicicleta dos vários da rua Santa Cruz. Eu mesmo fiz alguns ajustes nos freios, lubrifiquei a corrente e fiz outros ajustes referentes aos alforges. No mercado comprei frutas, pão e alguma coisa mais para a estrada do dia seguinte. A praça é muito simpática, arborizada e tem varias sorveterias e gente jovem. Internet não é um problema e a juventude lota os cybers. Tive problemas atualizando este blog pela velocidade da conexão, mas finamente consegui e fui para o hotel, já tarde, para me preparar para o dia seguinte. Próximo destino: Villazon - a tijuana bolivina.
Um comentário:
Anônimo
disse...
Manolo, Sua viagem foi rica em apontamentos sobre o modo de vida do pueblo .Pesquisa etnográfica primorosamente ilustrada , que aguça a curiosidade para a cultura inca. Parabéns, você surpreende.
São 4 expedições que juntas percorrem o antigo Caminho Inca ou Qhapaq-Ñan, entre Quito (Equador) e Santiago (Chile), somando 7000km de percurso. O meio de transporte: a bicicleta. O primeiro trecho foi realizado em 2005, com a rota Cuzco(Peru) / Arica(Chile) - 1040km. Em 2007 foi realizado o segundo trecho entre Sajama (Bolivia) e Salta (Argentina) - 1350km. Ainda serão realizados os 2 trechos restantes: Quito (Equador) / Cuzco (Peru) e Salta (Argentina) / Santiago (Chile).
Um comentário:
Manolo,
Sua viagem foi rica em apontamentos sobre o modo de vida do pueblo .Pesquisa etnográfica primorosamente ilustrada , que aguça a curiosidade para a cultura inca. Parabéns, você surpreende.
Postar um comentário